EDUCAÇÃO TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise das teses, dissertações e artigos produzidos no período de 2014 a 2023 sobre a educação transmídia. O estudo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento, cujo propósito é investigar os impactos da formação continuada docente na perspectiva da transmidiação de conteúdos. Foram identificados 89 trabalhos, dos quais 25 foram selecionados considerando a aderência ao campo da educação, a aproximação das discussões, as abordagens e as análises realizadas. Dos trabalhos, emergiram cinco categorias temáticas: estímulo à leitura e à produção textual; desenvolvimento de habilidades, criatividade e imaginação; letramento digital; Narrativa Transmídia como recurso didático e formação continuada docente. Foi possível identificar, a partir dos estudos, um particular interesse em entender o uso da transmídia no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, na mediação pedagógica, nas práticas de colaboração em rede, na aprendizagem de idiomas, na alfabetização por meio do lúdico e no desenvolvimento de competências. No campo da formação docente, inicial ou continuada, para o uso pedagógico da transmidiação foram encontradas apenas sete pesquisas nos indicando uma lacuna de lacuna de investigação.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.