EDUCAÇÃO TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA

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Valtemir Rodrigues
Andrea Versuti

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das teses, dissertações e artigos produzidos no período de 2014 a 2023 sobre a educação transmídia. O estudo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento, cujo propósito é investigar os impactos da formação continuada docente na perspectiva da transmidiação de conteúdos. Foram identificados 89 trabalhos, dos quais 25 foram selecionados considerando a aderência ao campo da educação, a aproximação das discussões, as abordagens e as análises realizadas. Dos trabalhos, emergiram cinco categorias temáticas: estímulo à leitura e à produção textual; desenvolvimento de habilidades, criatividade e imaginação; letramento digital; Narrativa Transmídia como recurso didático e formação continuada docente. Foi possível identificar, a partir dos estudos, um particular interesse em entender o uso da transmídia no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, na mediação pedagógica, nas práticas de colaboração em rede, na aprendizagem de idiomas, na alfabetização por meio do lúdico e no desenvolvimento de competências. No campo da formação docente, inicial ou continuada, para o uso pedagógico da transmidiação foram encontradas apenas sete pesquisas nos indicando uma lacuna de lacuna de investigação.

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Como Citar
RODRIGUES, Valtemir; VERSUTI, Andrea. EDUCAÇÃO TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83877. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83877. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”