NAVEGANDO NO MAR ABERTO DA EDUCAÇÃO: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES OPEN EDUCATIONAL RESOURCES AND TEACHER CONTINUING EDUCATION
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo investiga a viabilidade de obter formação continuada de alta qualidade de maneira gratuita, utilizando plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REA). Focalizando nas potencialidades formativas, a pesquisa centra-se na análise da Plataforma Avamec. Adotando uma abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, o estudo emprega o método netnográfico para imersão na Plataforma Avamec. Os resultados revelam uma crescente demanda por formação continuada nos últimos anos, especialmente para cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela plataforma. A análise dos dados sugere que é possível obter uma experiência de formação continuada de qualidade, de forma flexível, por meio de Recursos Educacionais Abertos. Este estudo contribui para a compreensão de como plataformas como a Avamec podem desempenhar um papel crucial na oferta de formação continuada de maneira eficaz. Concluímos que a integração de REA em plataformas educacionais pode ser uma estratégia promissora para promover a aprendizagem contínua de maneira acessível e de alta qualidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.