NAVEGANDO NO MAR ABERTO DA EDUCAÇÃO: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES OPEN EDUCATIONAL RESOURCES AND TEACHER CONTINUING EDUCATION

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Borges Teles

Resumo

Este estudo investiga a viabilidade de obter formação continuada de alta qualidade de maneira gratuita, utilizando plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REA). Focalizando nas potencialidades formativas, a pesquisa centra-se na análise da Plataforma Avamec. Adotando uma abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, o estudo emprega o método netnográfico para imersão na Plataforma Avamec. Os resultados revelam uma crescente demanda por formação continuada nos últimos anos, especialmente para cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela plataforma. A análise dos dados sugere que é possível obter uma experiência de formação continuada de qualidade, de forma flexível, por meio de Recursos Educacionais Abertos. Este estudo contribui para a compreensão de como plataformas como a Avamec podem desempenhar um papel crucial na oferta de formação continuada de maneira eficaz. Concluímos que a integração de REA em plataformas educacionais pode ser uma estratégia promissora para promover a aprendizagem contínua de maneira acessível e de alta qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BORGES TELES, Rodrigo. NAVEGANDO NO MAR ABERTO DA EDUCAÇÃO: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OPEN EDUCATIONAL RESOURCES AND TEACHER CONTINUING EDUCATION. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83872. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83872. Acesso em: 22 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”