METAVERSO NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO A PLATAFORMA FRAME VR COMO AMBIENTE IMERSIVO E DE APRENDIZAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando que o Metaverso se refere a um ambiente virtual tridimensional, geralmente acessível por meio de interfaces digitais e cuja interação ocorre por meio da internet, proporcionando uma experiência imersiva aos usuários, o objetivo deste trabalho foi explorar a apropriação do metaverso na educação, apresentando uma experiência com plataforma Frame VR como ambiência pedagógica intencional que estimula a interação, a criatividade e a participação ativa. Com uma abordagem qualitativa, baseando-se no método cartográfico de pesquisa-intervenção, apresentamos um relato de experiência do minicurso sobre metaverso e os resultados de uma avaliação e mapeamento junto com os participantes do minicurso. Os resultados da avaliação mostraram que a maioria dos participantes não tinha experiência prévia com tecnologias de Realidade Virtual antes de utilizar a plataforma Frame VR, indicando um cenário de novidade e descoberta. Apesar disso, identificamos resistência para o uso do metaverso na educação, apesar da experiência divertida e interativa que tiveram. Ressaltamos a importância de um processo de implementação cuidadoso e de uma formação adequada dos professores para o apropriação do metaverso na Educação.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.