METAVERSO NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO A PLATAFORMA FRAME VR COMO AMBIENTE IMERSIVO E DE APRENDIZAGEM

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Aline Patrícia Sobral dos Santos
Fabia Magali Santos Vieira

Resumo

Considerando que o Metaverso se refere a um ambiente virtual tridimensional, geralmente acessível por meio de interfaces digitais e cuja interação ocorre por meio da internet, proporcionando uma experiência imersiva aos usuários, o objetivo deste trabalho foi explorar a apropriação do metaverso na educação, apresentando uma experiência com plataforma Frame VR como ambiência pedagógica intencional que estimula a interação, a criatividade e a participação ativa. Com uma abordagem qualitativa, baseando-se no método cartográfico de pesquisa-intervenção, apresentamos um relato de experiência do minicurso sobre metaverso e os resultados de uma avaliação e mapeamento junto com os participantes do minicurso. Os resultados da avaliação mostraram que a maioria dos participantes não tinha experiência prévia com tecnologias de Realidade Virtual antes de utilizar a plataforma Frame VR, indicando um cenário de novidade e descoberta. Apesar disso, identificamos resistência para o uso do metaverso na educação, apesar da experiência divertida e interativa que tiveram. Ressaltamos a importância de um processo de implementação cuidadoso e de uma formação adequada dos professores para o apropriação do metaverso na Educação.

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Como Citar
SOBRAL DOS SANTOS, Aline Patrícia; VIEIRA, Fabia Magali Santos. METAVERSO NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO A PLATAFORMA FRAME VR COMO AMBIENTE IMERSIVO E DE APRENDIZAGEM. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83865. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83865. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Docência do Ensino Superior (Unicesumar) e em Gestão e Docência para Educação 4.0 (Unopar). Foi professora contratada de Filosofia na Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni-MG). Foi professora-monitora de Filosofia do Estado de Alagoas (Ano base: 2013). Foi bolsista do Programa de Ações Interdisciplinares da UFAL (PAINTER), incluída no projeto de pesquisa: Possibilidades e Desafios para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública de Alagoas: Mapeamento sobre a Formação e Atuação dos Professores, Conteúdos Ministrados, Metodologias e Recursos Didáticos Utilizados. É membra dos Grupos de Pesquisa "Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia". Atua como revisora científica da Revista Multifaces. Tem interesses na área da Educação, Letramento Digital, Educação OnLife, Tecnologias Vestíveis na Educação, Metodologias Ativas e Inventivas, Formação Docente e de Estudos sobre o Ensino de Filosofia.

Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores.