A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: PERSPECTIVAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA APONTADAS PELO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE

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Premma Hary Mendes Silva
Thaliana Cruz Dantas
Renata Araujo Lemos
Mariana Guelero do Valle

Resumo

O conceito de alfabetização é abrangente. Ao que compete ao entendimento e utilização de mídias e informações, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) nos leva a refletir sobre a função das mídias em nossa vida pessoal e social. A proposição desse conceito alerta para a necessidade de sua inclusão nos currículos das esferas governamentais, inclusive dentro dos ambientes escolares. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as competências e habilidades em Alfabetização Midiática e Informacional para a área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental presentes no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). Nossas análises foram construídas a partir da perspectiva da pesquisa documental. Verificamos que não são diretamente expressos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no DCTMA, temas relacionados à Alfabetização Midiática e Informacional, de modo que não podem ser identificados no documento. No entanto, enfatizamos a urgência em discutir temas relacionados aos usos das mídias e a necessidade de que estejam previstos nos currículos oficiais.

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Como Citar
MENDES SILVA, Premma Hary; CRUZ DANTAS, Thaliana; ARAUJO LEMOS, Renata; GUELERO DO VALLE, Mariana. A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: PERSPECTIVAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA APONTADAS PELO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83863. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83863. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Premma Hary Mendes Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda em Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Maranhão, 2019. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia – GPECBio / UFMA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2178456938824494. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7913-7840. E-mail: premmahary10@gmail.com.

Thaliana Cruz Dantas, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão, 2020. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia – GPECBio / UFMA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5570194136422634. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0277-3421. E-mail: thalyanacdantas@gmail.com.

Renata Araujo Lemos, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Maranhão, 2018. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia – GPECBio / UFMA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5454770509929639. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4352-4851. E-mail: lemos.ree@gmail.com.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2014. Professora Associada I do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECEM/UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia – GPECBio/UFMA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8516501386841758. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5203-370X. E-mail: mariana.valle@ufma.br.