A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: PERSPECTIVAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA APONTADAS PELO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE
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Resumo
O conceito de alfabetização é abrangente. Ao que compete ao entendimento e utilização de mídias e informações, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) nos leva a refletir sobre a função das mídias em nossa vida pessoal e social. A proposição desse conceito alerta para a necessidade de sua inclusão nos currículos das esferas governamentais, inclusive dentro dos ambientes escolares. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as competências e habilidades em Alfabetização Midiática e Informacional para a área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental presentes no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). Nossas análises foram construídas a partir da perspectiva da pesquisa documental. Verificamos que não são diretamente expressos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no DCTMA, temas relacionados à Alfabetização Midiática e Informacional, de modo que não podem ser identificados no documento. No entanto, enfatizamos a urgência em discutir temas relacionados aos usos das mídias e a necessidade de que estejam previstos nos currículos oficiais.
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