TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Eduarda Schneider

Resumo

O presente estudo objetiva investigar quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizadas no ensino remoto emergencial, evidenciando as dificuldades e vantagens encontradas. A metodologia de pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em uma entrevista semiestruturada realizada com professores de Ciências e Biologia participantes do projeto Residência Pedagógica. Os dados levantados foram organizados e analisados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os docentes embora já tenham ouvido falar das TDIC ou TIC, ainda encontram dificuldades ao conceituar estes termos. Com relação as TDIC mais utilizadas durante o ensino remoto, o Whatsapp, Facebook, Google Meet e Classroom foram as mais utilizadas. Quanto as dificuldades a respeito do uso das TDIC, os docentes citam principalmente a falta de conhecimento e de formação específica sobre o tema e, a falta de acesso dos alunos a tecnologia. Sobre às vantagens que as TDIC proporcionaram, os professores citam o acesso rápido a informação, aulas mais dinâmicas e interativas e a aceleração do processo de informatização das escolas. Diante dos resultados da pesquisa é possível inferir que, apesar das dificuldades em inserir as TDIC em sala de aula, elas podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, sendo assim importante continuar as pesquisas sobre o que as TDIC têm a oferecer ao contexto educacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHNEIDER, Eduarda; NUNES, Silvana Aguero; KAIZER, Amanda Camila. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA . Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83861. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83861. Acesso em: 22 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Silvana Aguero, UTFPR

Bióloga Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Santa Helena, 2022.

Amanda Camila , UTFPR

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Santa Helena