TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo objetiva investigar quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizadas no ensino remoto emergencial, evidenciando as dificuldades e vantagens encontradas. A metodologia de pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em uma entrevista semiestruturada realizada com professores de Ciências e Biologia participantes do projeto Residência Pedagógica. Os dados levantados foram organizados e analisados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os docentes embora já tenham ouvido falar das TDIC ou TIC, ainda encontram dificuldades ao conceituar estes termos. Com relação as TDIC mais utilizadas durante o ensino remoto, o Whatsapp, Facebook, Google Meet e Classroom foram as mais utilizadas. Quanto as dificuldades a respeito do uso das TDIC, os docentes citam principalmente a falta de conhecimento e de formação específica sobre o tema e, a falta de acesso dos alunos a tecnologia. Sobre às vantagens que as TDIC proporcionaram, os professores citam o acesso rápido a informação, aulas mais dinâmicas e interativas e a aceleração do processo de informatização das escolas. Diante dos resultados da pesquisa é possível inferir que, apesar das dificuldades em inserir as TDIC em sala de aula, elas podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, sendo assim importante continuar as pesquisas sobre o que as TDIC têm a oferecer ao contexto educacional
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.