ESCRITA COLABORATIVA EM SALA DE AULA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dadas as diversas perspectivas teórico-metodológicas pelas quais a escrita colaborativa é tratada nas pesquisas acadêmicas brasileiras, onde comparece como foco principal ou marginal, este trabalho retrata um mapeamento de publicações nacionais das duas últimas décadas acerca dessa prática linguageira. Como percurso metodológico, recorremos à metapesquisa, que envolve não somente a escolha de bases de dados para buscas, com seleção de palavras-chave, definição de categorias analíticas e critérios de elegibilidade de trabalhos representativos, como também a análise de investigações selecionadas consideradas relevantes. Os resultados indicam que as produções mapeadas podem ser categorizadas em três eixos temáticos, em função da forma processual pela qual a escrita colaborativa se realiza, dos recursos tecnológicos a que se associa e dos contextos sociais em que ocorre. Em nosso excerto analítico, destacamos artigos, dissertações e teses mais ilustrativos dessas categorias.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.