ESCRITA COLABORATIVA EM SALA DE AULA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS

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Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
Érica Neri Camargo
João Pedro Buzinello Michelato
Karen Alves de Andrade
Marcelo Cristiano Acri

Resumo

Dadas as diversas perspectivas teórico-metodológicas pelas quais a escrita colaborativa é tratada nas pesquisas acadêmicas brasileiras, onde comparece como foco principal ou marginal, este trabalho retrata um mapeamento de publicações nacionais das duas últimas décadas acerca dessa prática linguageira. Como percurso metodológico, recorremos à metapesquisa, que envolve não somente a escolha de bases de dados para buscas, com seleção de palavras-chave, definição de categorias analíticas e critérios de elegibilidade de trabalhos representativos, como também a análise de investigações selecionadas consideradas relevantes. Os resultados indicam que as produções mapeadas podem ser categorizadas em três eixos temáticos, em função da forma processual pela qual a escrita colaborativa se realiza, dos recursos tecnológicos a que se associa e dos contextos sociais em que ocorre. Em nosso excerto analítico, destacamos artigos, dissertações e teses mais ilustrativos dessas categorias.

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Como Citar
SEVERINO DONAIO RUIZ, Eliana Maria; CAMARGO, Érica Neri; MICHELATO, João Pedro Buzinello; ANDRADE, Karen Alves de; ACRI, Marcelo Cristiano. ESCRITA COLABORATIVA EM SALA DE AULA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83336. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83336. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”