POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: A ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NO CONTEXTO DA SAÚDE

Conteúdo do artigo principal

Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Gláucio de Castro Júnior

Resumo

O presente estudo configura-se como uma revisão de literatura que visa explorar a importância da formação continuada de docentes em diferentes cursos do ensino superior, destacando-se como uma estratégia essencial para fomentar a acessibilidade na área da saúde, especialmente no contexto de atendimento a pessoas Surdas. Ao longo do texto são analisadas diversas práticas de acessibilidade destinadas a esse público nos ambientes de saúde, tais como programas de capacitação direcionados aos profissionais da saúde e a criação de materiais informativos acessíveis. É ressaltada, de maneira expressiva, a necessidade de investimento em programas de formação continuada, os quais visam capacitar educadores acerca das melhores práticas em acessibilidade, métodos didáticos inclusivos e tecnologias assistivas. A ênfase recai sobre a importância de dotar os profissionais da área da saúde com habilidades que favoreçam a promoção da inclusão no âmbito acadêmico. Como resultado desse investimento em formação continuada, evidencia-se a relevância da implementação de políticas públicas nos cursos de formação de professores do ensino superior na área da saúde, visando à minimização de problemas de comunicação nos ambientes de atendimento. Propõe-se, então, uma abordagem interdisciplinar na formação, incorporando elementos como treinamento em comunicação inclusiva, estágios práticos sensibilizadores, adoção de tecnologias assistivas, conscientização cultural e sensibilidade, além da instituição de avaliação contínua. Dessa forma, a presente pesquisa sugere uma abordagem integrada e abrangente, alinhada com as demandas contemporâneas de inclusão, buscando promover uma formação mais completa e sensível, capaz de preparar educadores para enfrentar os desafios específicos presentes nos ambientes de saúde ao lidar com pessoas Surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; JÚNIOR, Gláucio de Castro. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: A ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NO CONTEXTO DA SAÚDE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83004. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia, Professora Adjunta  do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras , Instituto de saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, Líder do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) na UFF ; Membro do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras – Varlibras. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras - GEPSLIBRAS (CNPq/UnB). 

 

Gláucio de Castro Júnior, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística, pela Universidade de Brasília - UnB, 2014;Professor do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP da Universidade de Brasília - UnB;Coordenador do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras – Varlibras. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB) e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras - GEPSLIBRAS (CNPq/UnB).