HISTÓRIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Conteúdo do artigo principal

Keysianne Pereira Souza
Juliane Regina Trevisol
Ariel Gustavo Letti

Resumo

Nos últimos anos, em especial após a pandemia da COVID-19, o uso crescente de tecnologias digitais tem mudado o modo que a sociedade relaciona-se, comunica-se, estuda e aprende. Dessa forma, vê-se a necessidade da inclusão dessas novas tecnologias em sala de aula, bem como a Base Comum Curricular Brasileira de 2018 determina. O professor de língua tem então diante de si o desafio de incluir o mundo digital em sala, ao passo que trabalha habilidades linguísticas de seus alunos. Neste contexto, as Histórias Digitais (HD) entram como ferramenta pedagógica que inclui esses e outros aspectos no ensino de uma segunda língua. Sendo assim, o presente artigo objetivou o mapeamento de trabalhos científicos sobre a utilização de HD na sala de aula de uma segunda língua, com enfoque na língua inglesa. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática no Portal de Periódicos da CAPES com o recorte temporal de dez anos (2012-2022). Selecionou-se estudos que, em geral, possuem em seus resultados a produção de HD como meio de se trabalhar habilidades linguísticas e comunicativas, bem como a motivação dos estudantes na aprendizagem de uma segunda língua, tornando ainda possível a integração de recursos digitais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA SOUZA, Keysianne; TREVISOL, Juliane Regina; LETTI, Ariel Gustavo. HISTÓRIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.82787. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/82787. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Keysianne Pereira Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Letras Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus IV, Jacobina, Bahia, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB).

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Letras Inglês: Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV, Jacobina, Bahia, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB).

Ariel Gustavo Letti, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2019. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro grupo de pesquisa FALE; membro do grupo de pesquisa GRUPIM; membro do grupo de pesquisa GERU.