O LIVRO COMO OBJETO POÉTICO: O CARA, DE PHILIPPE BARBEAU E FABIENNE CINQUIN

Conteúdo do artigo principal

Regina Michelli
Beatriz dos Santos Feres

Resumo

A literatura infantil e juvenil, na atualidade, assume nuances diferenciadas quanto à materialidade do suporte em que a obra se expressa. Nesse sentido, este artigo tem por intenção refletir sobre a configuração de um livro como objeto poético com base na participação de seu suporte na composição da materialidade do texto e na construção de seus múltiplos sentidos, atuando efetivamente, portanto, no processo de significação e na poeticidade da obra. Para a consecução desse objetivo, além de analisar aspectos constitutivos do livro multimodal O cara, de Philippe Barbeau e Fabienne Cinquin (2009), discorre-se acerca não só das noções de livro-objeto, livro de artista e livro ilustrado, com base em Navas (2019); Junqueira (2019); Linden (2011); Hunt (2011); Derdyk (2013), como também sobre a relação entre forma e sentido na multimodalidade textual, apoiando-se em Charaudeau (2008) e em Kress (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MICHELLI, Regina; DOS SANTOS FERES, Beatriz. O LIVRO COMO OBJETO POÉTICO: O CARA, DE PHILIPPE BARBEAU E FABIENNE CINQUIN. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 49, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.82183. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/82183. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
O livro-objeto e as narrativas híbrida, multimodal e crossover
Biografia do Autor

Regina Michelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Departamento de Língua Portugesa, Literatura Portuguesa e Filologia - LIPO, setor de Literatura Portuguesa

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Beatriz dos Santos Feres é pós-doutora em Letras/Teoria da Literatura e Literatura comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada da UFF – campus Gragoatá. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino – GPS-LEIFEN (CNPq/UFF) e membro do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas – EnLIJ (CNPq/UERJ), filiado ao Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil – NelLIJ – da UERJ. Participa do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação – GTLAC – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa – Anpoll. http://lattes.cnpq.br/3111310248072636 ORCID https://orcid.org/0000-0001-5854-2898 beatrizferes@id.uff.br