LITERATURA E MÚSICA EM (CON)FLUÊNCIA: O DIÁLOGO INTERMÍDIA NA LITERATURA JUVENIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo objetiva, a partir da leitura das obras O Rei (2015), de Luiz Tatit e Renato Moriconi, e Quasqualigudum (2014), de Roger Cruz e Davi Calil, demonstrar o diálogo estabelecido entre literatura e música em obras contemporâneas preferencialmente endereçadas ao jovem leitor. Partindo dos estudos intermídias, propostos por Claüs Clüver, evidencia-se como a literatura juvenil contemporânea apresenta uma composição intermídia – em que linguagens como a da ilustração e do design fundem-se à linguagem verbal, expandindo os sentidos sugeridos pelo texto literário – para, na sequência, evidenciar o diálogo que estabelece com outras linguagens artísticas, tais como a da música. Por meio da leitura das obras selecionadas, demonstra-se como, por meio de diferentes estratégias compositivas, relações entre literatura e música são estabelecidas não apenas no plano do conteúdo, mas na própria arquitetura das narrativas em estudo graças às diferentes mídias de que são compostas e da leitura multimodal que delas se empreende.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.