The USE OF CHATGPT FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND LEARNING A NARRATIVE INQUIRY ON TEACHER EDUCATION
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Abstract
Este artigo apresenta uma investigação da experiência de uma professora de inglês em formação com o ChatGPT. Trata-se de uma pesquisa deflagrada pela insegurança vivenciada com o surgimento das inteligências artificiais e a suposta substituição da profissão docente. Seu objetivo inicial foi explorar como o ChatGPT pode contribuir para, ou ainda limitar, o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Seguindo o caminho teórico-metodológico da pesquisa narrativa, a pesquisadora iniciante redigiu textos de campo a partir de suas interações com o ChatGPT partindo de demandas de sua experiência docente. Em suas narrativas, ela conta como resolveu dúvidas e aprendeu a planejar aulas com o ChatGPT. Narra, também, como melhorou seus comandos, acompanhou a utilização da ferramenta por outros docentes e propiciou um contexto para que seus próprios alunos utilizassem o ChatGPT. Os fios narrativos discutidos se relacionam com as polarizações de o ChatGPT ser um amigo ou um inimigo no contexto educacional; à autoria que pode limitada no contato com a IA e à forma como as tecnologias digitais propiciam (ou não) a democratização do processo educacional. O texto de pesquisa aponta para a importância de trazer o ChatGPT para o contexto educacional com uma perspectiva crítica de como a ferramenta pode ser um auxílio, mas também um limitador do protagonismo docente.
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