A RETEXTUALIZAÇÃO DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS MACHADIANOS PARA QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Fabrycia Oliveira
Joane Caetano
Lucas Janes

Resumo

Tendo em vista o déficit de aprendizagem na leitura e produção de texto observado no ensino de língua portuguesa, este trabalho pretende apresentar propostas de intervenção para os problemas de leitura, produção textual e análise linguística de alunos do Ensino Médio. Esta monografia objetiva: (i) tratar da definição de texto e, dentro de suas especificações teóricas, o conceito de gêneros textuais com suas implicações pedagógicas; (ii) conceituar letramento literário, discutindo suas possibilidades pedagógicas a partir do trabalho com quadrinhos adaptados de textos literários; e (iii) propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do gênero HQ em sala de aula. Metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, a pesquisa pautou-se na revisão de literatura, cuja base teórica tem suporte em Marcuschi (2008), Koch (1997), Geraldi (1999), Schnewly e Dolz (2011), e Cosson (2019). Em seguida, emprega-se o método da SD para construção de uma proposta de retextualização do texto literário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Fabrycia Thaís; PEREIRA CAETANO, Joane Marieli; MARTINS GUIMARÃES JANES, Lucas. A RETEXTUALIZAÇÃO DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS MACHADIANOS PARA QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.81589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/81589. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Fabrycia Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Letras - português e inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2023

Joane Caetano, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), 2022.

Lucas Janes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduado em Letras - português e inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2023