A RETEXTUALIZAÇÃO DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS MACHADIANOS PARA QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tendo em vista o déficit de aprendizagem na leitura e produção de texto observado no ensino de língua portuguesa, este trabalho pretende apresentar propostas de intervenção para os problemas de leitura, produção textual e análise linguística de alunos do Ensino Médio. Esta monografia objetiva: (i) tratar da definição de texto e, dentro de suas especificações teóricas, o conceito de gêneros textuais com suas implicações pedagógicas; (ii) conceituar letramento literário, discutindo suas possibilidades pedagógicas a partir do trabalho com quadrinhos adaptados de textos literários; e (iii) propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do gênero HQ em sala de aula. Metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, a pesquisa pautou-se na revisão de literatura, cuja base teórica tem suporte em Marcuschi (2008), Koch (1997), Geraldi (1999), Schnewly e Dolz (2011), e Cosson (2019). Em seguida, emprega-se o método da SD para construção de uma proposta de retextualização do texto literário.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.