CULTURA, CRISTIANISMO E MODERNIDADE NO ROMANCE MUEDA: NOS LABIRINTOS DOS RITOS DE INICIAÇÃO DE CARLOS PARADONA RUFINO ROQUE

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Pessoa Vitangui Chissingui Nachivango

Resumo

O tema “Cultura, Cristianismo e modernidade no romance ‘Mueda: nos labirintos dos ritos de iniciação’ de Carlos Paradona Rufino Roque” foca-se nos ritos de iniciação da cultura moçambicana no encontro com o cristianismo e a modernidade. Palco do romance, Mueda é uma vila moçambicana na província de Cabo Delgado e capital cultural do povo Makonde. O objectivo do artigo é comparar os elementos constitutivos dos ritos de iniciação em Mueda com os do mito clássico. Temperando história e ficção, o romance revela-nos os mistérios da liturgia iniciática e o ambiente sincrético dos habitantes de Mueda, alvo da crítica do autor. A procura pela jovem mais linda através dos ritos de iniciação atrai os jovens para Mueda. O objectivo dos rituais de iniciação é habilitar-se para conquistar a mulher mais bela, o que inscreve o romance no mesmo nível dos mitos clássicos como o de Páris e Helena ou Hipómenes e Atalanta.

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Como Citar
VITANGUI CHISSINGUI NACHIVANGO, Pessoa; MAFALDA LEITE, Ana. CULTURA, CRISTIANISMO E MODERNIDADE NO ROMANCE MUEDA: NOS LABIRINTOS DOS RITOS DE INICIAÇÃO DE CARLOS PARADONA RUFINO ROQUE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.79834. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79834. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
A narrativa moçambicana no século XXI