A LÍNGUA ESCRITA PADRÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL, EM PORTUGAL E EM ANGOLA: O GÊNERO ACADÊMICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa desenvolvida na UERJ, com o apoio do CNPq. Intitula-se “Novos Estudos Geo-Históricos do Português: a modalidade escrita contemporânea” e adota critérios de seleção de textos que se ajustam quanto ao gênero, ao domínio discursivo e aos modos de organização textual. Subdivide-se em três campos principais, construídos e intitulados simétrica e coerentemente, a saber: (i) “O português em textos jornalísticos”; (ii) “O português em textos acadêmicos”; e (iii) “O português em textos literários”. Este artigo analisa e compara a linguagem acadêmica presente nos livros O Profissional Incomum, de André Portes, A Função Social do Direito de Autor, de Nuno Manuel Gonçalves, e O Mundo Fantástico da Linguagem Desportiva, de Geraldo Quiala.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.