A LÍNGUA ESCRITA PADRÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL, EM PORTUGAL E EM ANGOLA: O GÊNERO ACADÊMICO

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Claudio Cezar Henriques

Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa desenvolvida na UERJ, com o apoio do CNPq. Intitula-se “Novos Estudos Geo-Históricos do Português: a modalidade escrita contemporânea” e adota critérios de seleção de textos que se ajustam quanto ao gênero, ao domínio discursivo e aos modos de organização textual. Subdivide-se em três campos principais, construídos e intitulados simétrica e coerentemente, a saber: (i) “O português em textos jornalísticos”; (ii) “O português em textos acadêmicos”; e (iii) “O português em textos literários”. Este artigo analisa e compara a linguagem acadêmica presente nos livros O Profissional Incomum, de André Portes, A Função Social do Direito de Autor, de Nuno Manuel Gonçalves, e O Mundo Fantástico da Linguagem Desportiva, de Geraldo Quiala.

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Como Citar
HENRIQUES, Claudio Cezar. A LÍNGUA ESCRITA PADRÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL, EM PORTUGAL E EM ANGOLA: O GÊNERO ACADÊMICO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 36, n. 36, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.55877. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55877. Acesso em: 13 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Ensino da língua portuguesa e variação