QUESTÕES DE VARIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

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Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu

Resumo

: Este artigo tem por objetivo discutir a questão da avaliação no contexto da sala de aula básica. Imputa-se como fundamental o ensino de língua materna na perspectiva variacionista porque, considerando a visão funcionalista da língua, especificamente a Teoria da Variação, entende-se que a língua é heterogênea. Há de se pensar, entretanto, em dois pontos importantes: (i) que abordagens variacionistas têm sido feitas na escola. (ii) que concepção, de fato, vige, em relação à variação na visão dos docentes. Para tanto, pretende-se apresentar, em primeiro plano, a teoria da variação, postulada por Labov; a seguir, pretende-se apresentar a perspectiva de variação prevalente na matriz de língua portuguesa concernentes à avaliação de larga escala, o SAEB/PROVA BRASIL. Por fim, pretende-se verificar o respectivo fenômeno em textos produzidos por estudantes da escola básica, a fim de propor caminhos metodológicos alternativos para o ensino de língua materna.

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Como Citar
ABREU, Maria Teresa Tedesco Vilardo. QUESTÕES DE VARIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 36, n. 36, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.55876. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55876. Acesso em: 12 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Ensino da língua portuguesa e variação