QUESTÕES DE VARIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
: Este artigo tem por objetivo discutir a questão da avaliação no contexto da sala de aula básica. Imputa-se como fundamental o ensino de língua materna na perspectiva variacionista porque, considerando a visão funcionalista da língua, especificamente a Teoria da Variação, entende-se que a língua é heterogênea. Há de se pensar, entretanto, em dois pontos importantes: (i) que abordagens variacionistas têm sido feitas na escola. (ii) que concepção, de fato, vige, em relação à variação na visão dos docentes. Para tanto, pretende-se apresentar, em primeiro plano, a teoria da variação, postulada por Labov; a seguir, pretende-se apresentar a perspectiva de variação prevalente na matriz de língua portuguesa concernentes à avaliação de larga escala, o SAEB/PROVA BRASIL. Por fim, pretende-se verificar o respectivo fenômeno em textos produzidos por estudantes da escola básica, a fim de propor caminhos metodológicos alternativos para o ensino de língua materna.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.