PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Fernanda Lessa Pereira

Resumo

Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português.

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Como Citar
PEREIRA, Fernanda Lessa. PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 36, n. 36, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.55859. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859. Acesso em: 13 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Ensino da língua portuguesa e variação