ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa as abordagens da transitividade verbal e do objeto direto realizadas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima (2011) e na Gramática de usos do português de Moura Neves (2011). O principal objetivo é demonstrar como as duas perspectivas de análise linguística – normativa e descritiva – são relevantes para o ensino de língua, a partir do momento em que dão bases para que alunos e professores possam refletir sobre a gramática do idioma. Inicialmente, faz-se uma revisão acerca da história das teorias linguísticas, demonstrando as características fundamentais de análise de cada uma e já apontando as diferenças entre uma teoria formalista e uma teoria funcionalista. Após, apresentam-se as estruturas das gramáticas a serem estudadas para, enfim, observar como cada uma apresenta a noção de transitividade verbal e de objeto direto. Por fim, reflete-se sobre o ensino de língua nas escolas e como cada gramática pode se relacionar com esse ensino.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.