GUERRA NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: A CAMINHO DE CASA, DE ANA TORTOSA E ESPERANZA LEÓN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre o tema da guerra manifesto no livro ilustrado infantil contemporâneo. Para tanto, elegeu-se a obra A caminho de casa, escrita por Ana Tortosa e ilustrada por Esperanza León (2012), pois permite um modo de representação cativante, segundo Linden (2011), pela percepção simultânea de dois textos distintos: verbal e imagético. Justifica-se, então, na análise dessa obra, refletir sobre suas potencialidades na formação do leitor crítico (ECO, 2003). Para tanto, busca-se a partir do aporte da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), detectar se há vazios na estruturação da obra, que geram expectativa e tensão, bem como potências de negação e silenciamentos, os quais suscitam revisões de hipóteses, enfim, produtividade do leitor na leitura. Além disso, se suas ilustrações possuem pregnância estética (OLIVEIRA, 2008), sendo capazes de ampliar o imaginário do leitor infantil, constituir sua memória afetiva e, assim, desautomatizar seu olhar em relação à imagem.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.