LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Hércules Tolêdo Corrêa
Daniela de Carvalho Pena Gonçalves

Resumo

O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORRÊA, Hércules Tolêdo; GONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena. LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 35, n. 35, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.48171. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Ouro Preto

Daniela de Carvalho Pena Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela UFOP (2019)