REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA ESTÉTICA DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
João Anzanello Carrascoza é um autor contemporâneo que apresenta um profundo comprometimento com uma linguagem sensível e sofisticada para narrar, por vezes, experiências marcantes e pungentes que atravessam a vida cotidiana do núcleo familiar, como a convivência entre pais e filhos, as descobertas, as dores e as perdas que interpelam esse cotidiano. A partir disso, proponho refletir sobre os caminhos de uma trajetória estética que perpassa as narrativas de Carrascoza, buscando demonstrar que há pontos de diálogo e convergência que perpassam várias narrativas do autor e que fazem emergir uma identidade estética carrascoziana. Busco ainda identificar as potencialidades didático-pedagógicas de tais textos em situações de formação de leitores literários no ambiente escolar, como forma de valorizar a escrita contemporânea de um autor que toca em questões que constituem a vida de todos, inclusive dos alunos-leitores inscritos em ambientes escolares que, em muitos casos, têm acesso ao texto literário por meio de práticas de escolarização equivocadas.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.