A CULTURA POPULAR NA NARRATIVA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
: O artigo se propõe a identificar a presença da cultura popular na obra infantil de Monteiro Lobato, evidenciando a relação da literatura infanto-juvenil, desse autor, com os saberes populares nacionais. Considera-se, também, nesta análise, que as referências à cultura popular utilizadas por Lobato na construção do imaginário em torno do sitio e suass personagens, acabam por contribuir para o tom sarcástico da narrativa, uma vez que a marca da cultura popular e o confronto com uma ordem já estabelecida. À procura de salientar a importância do livre-pensamento, sobretudo no universo da infância, o autor recorre a um conjunto de saberes marginalizado, pertencente a uma consciência coletiva, cujos valores e sentidos foram desprezados por determinadas classes e pensadores da época. A produção do artigo tem como base material bibliográfico.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.