O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Conteúdo do artigo principal

Renan Marques Isse

Resumo

A literatura, se não apresentada aos alunos de forma adequada, pode perder a sua intenção enquanto disciplina escolar ao longo do convívio escolar do aluno. O presente artigo busca apresentar dois conceitos primordiais para que esse encontro do aluno-leitor com a literatura seja feito da forma mais adequada possível. Utilizaremos as noções de Letramento Literário e de Escolarização da Literatura, de Rildo Cosson e Angela Kleiman, respectivamente para guiar a problematização. Para tal, demonstrar-se-á a importância da articulação de diferentes níveis de conhecimento prévio como instrumento facilitador do processo de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ISSE, Renan Marques. O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 35, n. 35, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.48001. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48001. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Renan Marques Isse, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Literatura Comparada e Teoria da Literatura e Licenciando em Letras: Português/Italiano pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Literatura Portuguesa, Especialista em Tradução - Italiano e bacharel em Letras:Português/Literaturas pela UERJ