O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Main Article Content

Renan Marques Isse

Abstract

A literatura, se não apresentada aos alunos de forma adequada, pode perder a sua intenção enquanto disciplina escolar ao longo do convívio escolar do aluno. O presente artigo busca apresentar dois conceitos primordiais para que esse encontro do aluno-leitor com a literatura seja feito da forma mais adequada possível. Utilizaremos as noções de Letramento Literário e de Escolarização da Literatura, de Rildo Cosson e Angela Kleiman, respectivamente para guiar a problematização. Para tal, demonstrar-se-á a importância da articulação de diferentes níveis de conhecimento prévio como instrumento facilitador do processo de letramento.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
ISSE, Renan Marques. O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 35, n. 35, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.48001. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48001. Acesso em: 3 dec. 2025.
Section
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Author Biography

Renan Marques Isse, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Literatura Comparada e Teoria da Literatura e Licenciando em Letras: Português/Italiano pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Literatura Portuguesa, Especialista em Tradução - Italiano e bacharel em Letras:Português/Literaturas pela UERJ