RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este Artigo tem o propósito de defender a importância do ensino do ato de ler Literatura na escola desde a mais tenra idade, mais particularmente a necessidade do ensino do ato de ler livros de imagem como premissa essencial para a formação do leitor literário. Partindo do pressuposto de que, na escola atual, no que se refere ao ensino do ato de ler Literatura, não se dá a consideração devida aos ilustradores no universo literário e, em contraposição, ancoradas na ideia de que o ato de ler imagens se constitui como processo de atribuição de sentidos pelo leitor, este texto se propõe a contribuir com possibilidades de análise e proposta prática por meio das estratégias de leitura tendo como base um livro do autor e ilustrador Rui de Oliveira, a fim de que os alunos possam compreender as narrativas visuais com as quais se deparam no cotidiano, colaborando assim para a sua formação como leitor literário. Como suporte para a discussão, recorre a teóricos como Girotto; Souza (2010), Linden (2011), Arena (2015), Faria (2016) e Mello (2016).
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.