BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho destaca-se que o uso da Literatura Infantil e seus elementos imagéticos, aliados ao conhecimento de técnicas psicopedagógicas, corrobora o processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se como um recurso educativo de eficácia na escolarização de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Apoiados pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2010), reafirma-se a relação desse processo com a mediação social. Com base na concepção do pensamento simbólico, busca-se o “entrelugar” das interações sociais e do estímulo a capacidade de aprendizagem e memorização. Como resultados, observaram se ganhos construídos na inserção de leituras e dinâmicas no ambiente escolar, nas habilidades afetivas, cognitivas e psíquicas, atendendo às especificidades do sujeito.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.