ALBERT CAMUS NO ENTREMEIO DA AUTORIA MULTILETRADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como objeto de análise uma prática didático-metodológica aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFRS, campus Vacaria. A proposta contou com o estudo da obra O estrangeiro, de Albert Camus, e teve como objetivo romper com a perspectiva do ensino literário tradicional para fazer uso dos multiletramentos literários a fim de desenvolver a autoria estudantil. Para o desenvolvimento do projeto, levaram-se em conta metodologias de ensino que colocassem os estudantes como protagonistas da ação, considerando seu contexto de produção de sentidos, sua bagagem cultural e as linguagens multimidiáticas que costumam utilizar. Desse modo, registram-se, nesta experiência, aportes teóricos direcionados ao ensino da Literatura, bem como embasamentos no que se referem aos letramentos literários, aos multiletramentos e à construção da autoria. Como registro da proposta, usam-se, para análise, mapa conceitual e recortes de enquadramento de vídeos produzidos pelos discentes com base na obra estudada. Diante do fechamento do projeto, constatou-se o envolvimento dos participantes para com a atividade, bem como seu desenvolvimento autoral, que fez com que sentidos outros fossem promovidos para a leitura, interpretação e atualização da obra analisada de maneira multimodal.
Palavras-chave: Práticas leitoras; Autoria estudantil; Multiletramentos; O estrangeiro.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.