O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.
Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.