ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO

Conteúdo do artigo principal

Afrânio da Silva Garcia

Resumo

Esse artigo pretende mostrar as estratégias de persuasão mais comuns e de que maneira elas servem para estruturar o discurso social e político brasileiro. Dividimos tais estratégias em dois grupos: estratégias de persuasão simples, como a substituição de nomes, o apelo à inclusão, o temor da exclusão, o apelo à autoridade, a modalização do discurso e o emprego de estereótipos; e estratégias de persuasão complexas, como o distanciamento do discurso, a elaboração de mitos, a criação de inimigos, a qualificação excludente, o falso debate, a inintelegibilidade aclamada, o deslocamento tópico e a guerra assimétrica. Todos as seções do trabalho serão fartamente ilustradas com exemplos tirados da publicidade e da propaganda política e ideológica, além de ocasionais menções de acontecimentos reais e de obras de arte.

Palavras-chave: Persuasão; Discurso; Estratégias; Publicidade; Propaganda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GARCIA, Afrânio da Silva. ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 33, n. 33, 2019. DOI: 10.12957/cadsem.2019.44809. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/44809. Acesso em: 5 out. 2024.
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas