ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo pretende mostrar as estratégias de persuasão mais comuns e de que maneira elas servem para estruturar o discurso social e político brasileiro. Dividimos tais estratégias em dois grupos: estratégias de persuasão simples, como a substituição de nomes, o apelo à inclusão, o temor da exclusão, o apelo à autoridade, a modalização do discurso e o emprego de estereótipos; e estratégias de persuasão complexas, como o distanciamento do discurso, a elaboração de mitos, a criação de inimigos, a qualificação excludente, o falso debate, a inintelegibilidade aclamada, o deslocamento tópico e a guerra assimétrica. Todos as seções do trabalho serão fartamente ilustradas com exemplos tirados da publicidade e da propaganda política e ideológica, além de ocasionais menções de acontecimentos reais e de obras de arte.
Palavras-chave: Persuasão; Discurso; Estratégias; Publicidade; Propaganda.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.