A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.