GÊNEROS EM CONTEXTO DIGITAL: UM PROTÓTIPO PARA O GÊNERO VIDEORRESENHA
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Resumo
A tradição sobre estudos de gêneros textuais destaca que o objeto reflete as multiformes e variadas esferas de utilização da linguagem. Em nossa sociedade, cada vez mais tecnológica, os ambientes digitais (re)criam os propósitos e as estruturas textuais para suprir as exigências das situações comunicativas diversas e dinâmicas. Assim, no contexto do YouTube, em tempos do “fenômeno booktuber”, o ato de resenhar modifica-se pela multimodalidade de vídeos e dos recursos específicos da rede social assumindo novos moldes, estratégias e funcionamento, possibilitando a origem do gênero videorresenha. O presente artigo evidencia a videorresenha pretendendo responder ao questionamento: “Qual a estrutura prototípica para o gênero videorresenha está evidenciada em vídeos de canais do YouTube?”. Para tanto, utilizamos uma metodologia descritivo-interpretativista e de inspiração netnográfica, objetivamos caracterizar a estrutura prototípica do gênero por meio da análise dos movimentos retóricos realizados em três videorresenhas disponíveis no suporte digital. Fundamentamo-nos inicialmente em Swales (1990), cujos métodos e teorias subsidiaram a criação de uma adaptação do modelo CARS que promoveu a constituição de um protótipo para o gênero em análise. Além deste, Bakhtin (1997) e Miller (2012), dentre outros, nortearam a discussão em torno do tema, estrutura composicional e papéis sociais dos sujeitos que fomentam a existência dos gêneros em foco. Os resultados da pesquisa, em andamento, possibilitaram o reconhecimento de alguns movimentos retóricos similares ao consolidado gênero resenha, porém, a partir da inclusão de aspectos da multimodalidade, acrescenta-lhes outras características, possibilitando o reconhecimento de um novo gênero, influenciado pela dinâmica do ambiente digital.
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