SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
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Resumo
O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais. Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala? Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede.
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