SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS

Conteúdo do artigo principal

Katianny Kesia Mendes Negromonte Targino
Williany Miranda Silva

Resumo

O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais.  Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala?  Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MENDES NEGROMONTE TARGINO, Katianny Kesia; SILVA, Williany Miranda. SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 33, n. 33, 2019. DOI: 10.12957/cadsem.2019.40731. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731. Acesso em: 17 set. 2024.
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Katianny Kesia Mendes Negromonte Targino, Universidade Federal de Campina Grande

Katianny Késia Mendes Negromonte Targino, graduada em Letras/Língua Portuguesa, Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. O  presente artigo, nomeado de “Saberes sobre leitura em videoaulas de midias digitais” está vinculado ao  projeto de pesquisa, intitulado, Novas configurações de ensino de leitura e escrita em atividades de linguagem (ns),  cuja autora faz parte.

Williany Miranda Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Williany Miranda da Silva, professo doutora da UFCG, desenvolve trabalhos, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e atuação docente, com orientações tanto na pós graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras, em que atuou como coordenadora do subprojeto PIBID-LETRAS, de 2016-2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português