LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
Main Article Content
Abstract
Diversas concepções de ensino e aprendizagem configuram o contexto público escolar brasileiro. Historicamente, muitos são os estudos sobre as teorias de aprendizagem, dos quais destacamos a teoria behaviorista, a cognitivista e a sociocultural. Com isso, busca-se identificar que concepções de aprendizagem subsidiam as atividades do livro didático “Novas Palavras”. Para tal, foram selecionados três capítulos do livro. Cada capítulo está organizado em três seções: Literatura Brasileira, Gramática e Redação e Leitura. Para a análise foram selecionados os primeiros capítulos de cada seção. O procedimento consistiu no levantamento de termos relacionados às concepções de aprendizagem desde a abertura do capítulo até as atividades. Os resultados indicam a predominância de atividades cognitivistas (39 ocorrências) nos três capítulos analisados. Em seguida, encontram-se as ocorrências de atividades socioculturais (8 atividades), que demonstram, principalmente na parte de redação e leitura, uma preocupação com a reflexão na produção dos textos propostos.
Downloads
Article Details
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.