O VERBAL E O NÃO-VERBAL, O DITO PELO NÃO DITO: A PALAVRA E SUA(S) SIGNIFICAÇÃO(ÕES) NO JORNAL CARIOCA MEIA HORA DE NOTÍCIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os jornais populares são, em sua maioria, permeados de notícias ambíguas e,[R1] exploradas de forma a criar no leitor uma sensação de proximidade entre a sua realidade “popular” e as notícias apresentadas. Em razão disso, o gênero textual capa de jornal apresenta-se como uma junção de elementos verbais e não-verbais (em outras palavras, elementos semióticos), explícitos e implícitos, que concorrem para a construção da significação do discurso jornalístico. Este artigo, portanto, pretende analisar capas de um jornal popular do Rio de Janeiro e indicar um dentre os múltiplos caminhos de utilização da semiótica e da semântica no ensino de língua portuguesa, a partir de sua aplicação, tendo como base o gênero textual capa de jornal em uma turma de pré-vestibular. Trataremos de alguns recursos estilístico-argumentativos, como a ambiguidade, a polissemia, a tautologia e a ironia, além da intertextualidade e da inferência. É necessário apontar que as formas de significação presentes nos textos são, portanto, mais múltiplas e contextualizadas do que uma primeira leitura superficial pode sugerir – não nos bastará buscar sentido apenas nas palavras por si só. Elementos semióticos compõem as capas de jornais (imagens, textos, posição textual e coloração, dentre outros) e não se pode entender que a utilização desses componentes não sejam intencionais e planejados[R2] . Sendo assim, nossa pretensão é demonstrar a utilização deste gênero em sala de aula como recurso didático para a abordagem dos referidos recursos estilístico-argumentativos/semântico-semióticos. Para tanto, foram selecionadas algumas capas do Jornal Meia Hora de Notícias, no período compreendido entre Janeiro e Abril de 2015.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.