O VERBAL E O NÃO-VERBAL, O DITO PELO NÃO DITO: A PALAVRA E SUA(S) SIGNIFICAÇÃO(ÕES) NO JORNAL CARIOCA MEIA HORA DE NOTÍCIAS

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Jefferson Evaristo do N. Silva
Fábio André C. Coelho

Resumo

Os jornais populares são, em sua maioria, permeados de notícias ambíguas e,[R1] exploradas de forma a criar no leitor uma sensação de proximidade entre a sua realidade “popular” e as notícias apresentadas. Em razão disso, o gênero textual capa de jornal apresenta-se como uma junção de elementos verbais e não-verbais (em outras palavras, elementos semióticos), explícitos e implícitos, que concorrem para a construção da significação do discurso jornalístico. Este artigo, portanto, pretende analisar capas de um jornal popular do Rio de Janeiro e indicar um dentre os múltiplos caminhos de utilização da semiótica e da semântica no ensino de língua portuguesa, a partir de sua aplicação, tendo como base o gênero textual capa de jornal em uma turma de pré-vestibular. Trataremos de alguns recursos estilístico-argumentativos, como a ambiguidade, a polissemia, a tautologia e a ironia, além da intertextualidade e da inferência. É necessário apontar que as formas de significação presentes nos textos são, portanto, mais múltiplas e contextualizadas do que uma primeira leitura superficial pode sugerir – não nos bastará buscar sentido apenas nas palavras por si só. Elementos semióticos compõem as capas de jornais (imagens, textos, posição textual e coloração, dentre outros) e não se pode entender que a utilização desses componentes não sejam intencionais e planejados[R2] . Sendo assim, nossa pretensão é demonstrar a utilização deste gênero em sala de aula como recurso didático para a abordagem dos referidos recursos estilístico-argumentativos/semântico-semióticos. Para tanto, foram selecionadas algumas capas do Jornal Meia Hora de Notícias, no período compreendido entre Janeiro e Abril de 2015.

 

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Como Citar
SILVA, Jefferson Evaristo do N.; COELHO, Fábio André C. O VERBAL E O NÃO-VERBAL, O DITO PELO NÃO DITO: A PALAVRA E SUA(S) SIGNIFICAÇÃO(ÕES) NO JORNAL CARIOCA MEIA HORA DE NOTÍCIAS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 28, n. 28, 2017. DOI: 10.12957/cadsem.2017.31242. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/31242. Acesso em: 11 out. 2024.
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas