APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Conteúdo do artigo principal

Quintino Martins de Oliveira
Francisco José Quaresma de Figueiredo

Resumo

A educação inclusiva no Brasil formatou um cenário linguístico nas escolas, em que surdos e ouvintes passam a compartilhar o mesmo espaço (QUADROS & KARNOPP, 2004). No entanto, alguns percalços dificultam o fluir natural dessa interação, tanto pelos surdos que não dominam a língua portuguesa, quanto pelos ouvintes que não sabem libras. Diversos estudos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas orais salientam a relevância da interação colaborativa entre pares ou em grupos na construção do conhecimento (FIGUEIREDO, 2006). É nesse contexto colaborativo que esta pesquisa surge com o intuito de promover contato autêntico entre surdos e ouvintes, iniciantes nas línguas em estudo, por meio da aprendizagem em tandem. Trata-se de uma abordagem utilizada na aprendizagem de línguas orais, cujo propósito é a promoção do intercâmbio linguístico e cultural entre pessoas que possuem línguas diferentes (BRAMMERTS, 1996). Pretendemos verificar os possíveis benefícios dessa abordagem para falantes de línguas de modalidades diferentes: oral auditivo (português) e visuoespacial (libras). Participaram do estudo uma aluna surda e uma ouvinte do curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, em que tinham de ensinar uma para a outra expressões idiomáticas em suas línguas. As estratégias colaborativas adotadas por elas e as negociações estabelecidas nos momentos desses encontros apontam que a interação entre os alunos surdos e ouvintes contribuem para o processo de aprendizagem das línguas em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, Quintino Martins; DE FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 28, n. 28, 2017. DOI: 10.12957/cadsem.2017.28833. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833. Acesso em: 7 out. 2024.
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Francisco José Quaresma de Figueiredo, UFG

Departamento de Línguas Estrangeiras, Área de Inglês