APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
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Resumo
A educação inclusiva no Brasil formatou um cenário linguístico nas escolas, em que surdos e ouvintes passam a compartilhar o mesmo espaço (QUADROS & KARNOPP, 2004). No entanto, alguns percalços dificultam o fluir natural dessa interação, tanto pelos surdos que não dominam a língua portuguesa, quanto pelos ouvintes que não sabem libras. Diversos estudos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas orais salientam a relevância da interação colaborativa entre pares ou em grupos na construção do conhecimento (FIGUEIREDO, 2006). É nesse contexto colaborativo que esta pesquisa surge com o intuito de promover contato autêntico entre surdos e ouvintes, iniciantes nas línguas em estudo, por meio da aprendizagem em tandem. Trata-se de uma abordagem utilizada na aprendizagem de línguas orais, cujo propósito é a promoção do intercâmbio linguístico e cultural entre pessoas que possuem línguas diferentes (BRAMMERTS, 1996). Pretendemos verificar os possíveis benefícios dessa abordagem para falantes de línguas de modalidades diferentes: oral auditivo (português) e visuoespacial (libras). Participaram do estudo uma aluna surda e uma ouvinte do curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, em que tinham de ensinar uma para a outra expressões idiomáticas em suas línguas. As estratégias colaborativas adotadas por elas e as negociações estabelecidas nos momentos desses encontros apontam que a interação entre os alunos surdos e ouvintes contribuem para o processo de aprendizagem das línguas em questão.
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