A POTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA DO PROVÉRBIO: UM NOVO LOCAL DE ENUNCIAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste ensaio é refletir acerca da potência epistemológica e literária do provérbio, pensando a partir das teorias de Boaventura Sousa Santos, Édouard Glissant e Walter Mignolo. A presença de provérbios − expressão ou frase curta facilmente memorável, expressão de algo tido como verdadeiro a partir das observações práticas da vida − é uma constante sobretudo em textos de escritores africanos, como um efetivo marco daquela cosmovisão que valora sobremaneira a sabedoria dos antigos, seja no início da obra literária como chaves de leituras que vão preparar “o campo” para a narrativa subsequente, dando-lhe forte profundidade e significação. É notório, porém, perceber como esse gênero literário foi (e ainda é) apequenado pela tradição literária, cujo potencial epistemológico é deliberadamente recalcado, esquecido de nossas vistas, ainda que seja parte integrante e fundamental da narrativa.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.