Práticas de letramento de uma sala de aula de 1ª série: influências da escola e da família

Main Article Content

Mônica de Souza SERAFIM

Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da família e da escola nas práticas de letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Para realizarmos tal intento, basear-nos-emos, principalmente, nas contribuições de Scribner e Cole (1983), Graff (1984), Barton (1991; 1994) e Street (2003). A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, que foi analisada de modo quantitativo e qualitativo, e também por nossa imersão no contexto escolar em 16 horas/aula. Os resultados evidenciaram que, tanto na escola, quanto em casa a prática de letramento mais realizada é a de leitura/resolução de atividades dos livros didáticos. Tal resultado nos mostra que a escola, neste contexto de análise, é a agência que, primeiramente, propicia o letramento para essas crianças, uma vez que boa parte das atividades de leitura e de escrita desenvolve-se em um movimento circular da escola para casa e da casa para a escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
SERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de letramento de uma sala de aula de 1ª série: influências da escola e da família. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 24, n. 24, 2015. DOI: 10.12957/cadsem.2015.20327. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20327. Acesso em: 22 may. 2025.
Section
Dossie - Ensino do Português: língua materna (L1) e não materna (L2 e LE)