LITERATURA INDÍGENA EM DEBATE: SUPERANDO O APAGAMENTO POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

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Marisa Martins Gama-Khalil
Lorena Faria de Souza

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre as contribuições da literatura indígena no letramento literário de crianças para a formação de uma identidade leitora multiétnica e multicultural. Apresentamos essa literatura como parte do processo de resistência em busca do (re)conhecimento da identidade e alteridade dos indígenas, e procuramos analisar como se dá a presença (ou ausência) da temática na escola e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, considerando a perspectiva do documento em relação ao ensino de literatura. Por fim, discutimos questões sobre a produção e recepção da temática étnico-racial na literatura infantil e juvenil, reforçando a crença de que o letramento literário realizado com a representação da diversidade de vozes contribui significativamente para a humanização e o exercício da cidadania.

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Como Citar
GAMA-KHALIL, Marisa Martins; SOUZA, Lorena Faria de. LITERATURA INDÍGENA EM DEBATE: SUPERANDO O APAGAMENTO POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, 2015. DOI: 10.12957/cadsem.2015.14456. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14456. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Biografia do Autor

Marisa Martins Gama-Khalil, UFU; CNPq

Marisa Martins Gama-Khalil tem pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2014), é professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas – GPEA/CNPq. É pesquisadora contemplada com a bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Lorena Faria de Souza, UFU

Lorena Faria de Souza é mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia – PROFLETRAS/UFU. Membro do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas – GPEA/CNPq. Professora efetiva da rede pública federal de ensino.