O PRAGMATISMO DE PEIRCE COMO TEORIA DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Maria Virgínia Machado DAZZANI

Resumo

Este ensaio procura abordar o conceito de aprendizagem naperspectiva de problemas epistemológicos e lógicos na obra de CharlesSanders Peirce, principalmente em algumas passagens onde eleinvestiga a estrutura dos atos cognitivos e das inferências, a lógica doinquérito e tenta elucidar o seu pragmatismo. Para tanto, será fundamentalsituar a aprendizagem no campo dos problemas associados aoconceito de “raciocínio”, “pensamento” e “inquérito”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DAZZANI, Maria Virgínia Machado. O PRAGMATISMO DE PEIRCE COMO TEORIA DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 10, n. 10, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2008.12693. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12693. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Tema Livre