Tecnologia Assistiva: entendendo o processo

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Fernanda MAIA
Lucy NIEMEYER
Sydney FREITAS

Resumo

O termo “tecnologia assistiva” refere-se a produtos, recursos e serviços especificamente projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência ou idosas, com objetivo de prevenir, compensar, ou neutralizar deficiências, limitações na atividade ou restrições na participação, e melhorar a autonomia e a qualidade de vida.Muito mais do que pelas limitações físicas, as pessoas com deficiência sofrem por limitações sociais. O objetivo principal dos recursos de tecnologia assistiva é proporcionar ao usuário possibilidades para que ele atue no mundo em igualdade de condições com os demais indivíduos.No ambiente contemporâneo, os produtos desempenham de modo prevalente a função simbólica. Isto não exclui a pessoa com deficiência. Sendo assim, não devemos pensar em produtos que funcionem e permitam que o usuário realize uma atuação, sem considerar os valores que ele dará a esses produtos.O designer não desenvolve produtos para normalmente para si próprio e sim para um outro ou grupo específico os quais são diferentes dele. Os valores e significações geradas pelo produto são particulares e compatíveis com a história individual de cada usuário. Somente por meio do entendimento de processos de significações e de sua incorporação nos processos metodológicos no desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva, será possível alcançar produtos adequados a seus usuários finais.Com base nos dados levantados em entrevistas feitas com terapeutas ocupacionais que produzem objetos de tecnologia assistiva, associados a uma abordagem semiótica, o presente trabalho busca entender parte da relação em que estão envolvidos os sujeitos desse processo de interação mediado por produtos de tecnologia assistiva.

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Como Citar
MAIA, Fernanda; NIEMEYER, Lucy; FREITAS, Sydney. Tecnologia Assistiva: entendendo o processo. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2010. DOI: 10.12957/cadsem.2010.10247. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/10247. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Tema Livre