A identidade televisiva como signo

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Raquel PONTE
Lucy NIEMEYER

Resumo

A identidade televisiva é a identidade corporativa de um canal de televisão. Composta pelas vinhetas interprogramas, isto é pelas vinhetas transmitidas nos horários comerciais, essa peça do design audiovisual identifica o canal, organiza a programação e, em especial, transmite os valores e as promessas de marca da emissora. Ela visa a criar uma imagem organizacional sólida, gerando uma identificação com o telespectador a fim de garantir o incremento e a fidelização da audiência. Baseado na Semiótica do filósofo americano Charles Sanders Peirce, este artigo busca mostrar a identidade televisiva como um signo complexo, composto de signos sonoros, visuais e verbais. A importância desse estudo é enfatizar que a identidade televisiva comunica valores e significações, utilizando diferentes tipos de signos a fim de aumentar a eficácia da comunicação. Pensamos ser fundamental desenvolver uma pesquisa sistemática a respeito do design audiovisual por seu crescimento como um promissor campo de trabalho e por sua influência na vida cotidiana.

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Como Citar
PONTE, Raquel; NIEMEYER, Lucy. A identidade televisiva como signo. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2010. DOI: 10.12957/cadsem.2010.10243. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/10243. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Tema Livre

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