Transgressão de Fronteiras entre Públicos e Gêneros
Postado em 2024-12-06Dossiê: Transgressão de Fronteiras entre Públicos e Gêneros
A literatura crossover, caracterizada pela transgressão dos limites convencionais entre a literatura infantil, juvenil e adulta, tem se consolidado como um campo de estudo significativo e um fenômeno editorial expressivo. Obras que transitam entre diferentes faixas etárias, muitas vezes sem sofrer adaptações significativas, desafiam as classificações rígidas de gênero e ampliam a compreensão sobre as dinâmicas de recepção literária.
Sandra Beckett, em De grands romanciers écrivent pour les enfants [Grandes Escritores Escrevem para Crianças] (1997), analisa como autores conhecidos por suas obras voltadas ao público adulto, passaram a publicar livros destinados ao jovem leitor no período pós-Segunda Guerra Mundial. Esse movimento editorial, especialmente forte na França, impulsionado por editoras como a Gallimard, não só buscava despertar o prazer da leitura nas crianças, como também rompia as barreiras entre literatura adulta e infantil, promovendo obras de alta qualidade estética que desafiavam os limites de gênero e público. As três categorias propostas por Beckett — obras infantis originais de autores consagrados, adaptações infantis de romances adultos e obras de audiência dual — refletem a complexidade do que a mesma conceituou, anos mais tarde, como literatura crossover e que se estende também para outros contextos globais e diferentes gêneros literários.
Este dossiê tem por objetivo reunir textos que tratem do fenômeno da literatura crossover, em suas múltiplas dimensões e contextos, reunindo artigos, resenhas e entrevistas que reflitam sobre a transgressão de fronteiras etárias, estilísticas e mercadológicas, bem como a circulação de obras entre públicos distintos. Admitem-se reflexões teóricas, análises literárias, abordagens interdisciplinares e investigações sobre o impacto cultural e educativo dessa literatura.