Uso de infográfico como ferramenta didática para divulgação da literatura surda
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71234Palavras-chave:
literatura surda, infográfico dinâmico, design e educaçãoResumo
O presente artigo trata dos resultados de pesquisa interdisciplinar entre os campos do design e da educação. O trabalho consiste em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Conceituamos e discorremos sobre literatura surda no Brasil, expondo a urgência em difundir o campo de forma a propiciar inclusão social dos surdos no país. Discorremos também sobre a contribuição dos infográficos para tal empreitada de difusão do conhecimento produzido pela comunidade surda. Por fim, e a fim de fomentar a atuação do designer para além das fronteiras da profissão, apresentamos o processo de produção de infográfico dinâmico, fruto da parceria entre os cursos de graduação em Design e pós-graduação em Linguagem e Ensino.O presente artigo trata dos resultados de pesquisa interdisciplinar entre os campos do design e da educação. O trabalho consiste em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Conceituamos e discorremos sobre literatura surda no Brasil, expondo a urgência em difundir o campo de forma a propiciar inclusão social dos surdos no país. Discorremos também sobre a contribuição dos infográficos para tal empreitada de difusão do conhecimento produzido pela comunidade surda. Por fim, e a fim de fomentar a atuação do designer para além das fronteiras da profissão, apresentamos o processo de produção de infográfico dinâmico, fruto da parceria entre os cursos de graduação em Design e pós-graduação em Linguagem e EnsinoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-01-2023
Como Citar
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo; SILVA, Camila Assis Peres; DE MORAES, Luana Gabriela Luna; SANTOS, José Carlos da Silva. Uso de infográfico como ferramenta didática para divulgação da literatura surda. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 300–325, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.71234. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71234. Acesso em: 16 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.