Uso de infográfico como ferramenta didática para divulgação da literatura surda

Autores

  • Jéssica Millena Figueiredo Martins UFCG
  • Camila Assis Peres Silva UFCG
  • Luana Gabriela Luna de Moraes UFCG
  • José Carlos da Silva Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71234

Palavras-chave:

literatura surda, infográfico dinâmico, design e educação

Resumo

O presente artigo trata dos resultados de pesquisa interdisciplinar entre os campos do design e da educação. O trabalho consiste em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Conceituamos e discorremos sobre literatura surda no Brasil, expondo a urgência em difundir o campo de forma a propiciar inclusão social dos surdos no país. Discorremos também sobre a contribuição dos infográficos para tal empreitada de difusão do conhecimento produzido pela comunidade surda. Por fim, e a fim de fomentar a atuação do designer para além das fronteiras da profissão, apresentamos o processo de produção de infográfico dinâmico, fruto da parceria entre os cursos de graduação em Design e pós-graduação em Linguagem e Ensino.O presente artigo trata dos resultados de pesquisa interdisciplinar entre os campos do design e da educação. O trabalho consiste em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Conceituamos e discorremos sobre literatura surda no Brasil, expondo a urgência em difundir o campo de forma a propiciar inclusão social dos surdos no país. Discorremos também sobre a contribuição dos infográficos para tal empreitada de difusão do conhecimento produzido pela comunidade surda. Por fim, e a fim de fomentar a atuação do designer para além das fronteiras da profissão, apresentamos o processo de produção de infográfico dinâmico, fruto da parceria entre os cursos de graduação em Design e pós-graduação em Linguagem e Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo; SILVA, Camila Assis Peres; DE MORAES, Luana Gabriela Luna; SANTOS, José Carlos da Silva. Uso de infográfico como ferramenta didática para divulgação da literatura surda. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 300–325, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.71234. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71234. Acesso em: 16 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)