Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958

Palabras clave:

Imagem, poética, literacia visual, experimentação, construção de sentidos.

Resumen

Este artigo trata da importância de se investir na literacia imagética como ferramenta de estímulo ao pensamento crítico e à criatividade, apresentando duas ferramentas-conceito capazes de auxiliar tanto na análise quanto na construção de imagens. É parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em torno de possibilidades de ativação de potências poéticas individuais através da experimentação visual e suas implicações no contexto do ensino de graduação em Design. Nossa premissa é que o investimento simultâneo na literacia visual, no conhecimento da História da Cultura, bem como no exercício de práticas reflexivas que transitem entre o fazer analógico e o digital dentro do ensino-aprendizagem pode contribuir significativamente para o processo de autoconstrução do indivíduo. Para tanto nos apoiamos sobretudo nas reflexões de Villem Flusser, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondía, Michel Serres, Georges Didi-Huberman e Jacques Rancière.

Biografía del autor/a

Julieta Costa Sobral, Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro PUC-Rio

Julieta Sobral é mestre em Design pela PUC-Rio, instituição na qual leciona desde 2002. Como pesquisadora, trabalha com a Memória Gráfica Brasileira. Dirige a Casa de Lucio Costa onde coordenou o projeto de digitalização do acervo. À frente do Instituto Memória Gráfica Brasileira, realizou projetos como a “Digitalização de Revistas Ilustradas dos anos 1920”, o acervo do Teatro O Tablado e o acervo do designer Aloisio Magalhães. Como fotógrafa teve exposições individuais no Paço Imperial-RJ, no Museu de Arte Moderna da Bahia – em Salvador e no Museu da Imagem e do Som em SP. Como designer, faz projetos de Identidade Visual, editoriais e expográficos.

Carlos Eduardo Félix da Costa, Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro PUC-Rio

Artista plástico e professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde coordena o LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte.

Publicado

2022-09-20

Cómo citar

Sobral, J. C., & Costa, C. E. F. da. (2022). Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho. Arcos Design, 15(2), 76–95. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958