Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958Keywords:
Imagem, poética, literacia visual, experimentação, construção de sentidos.Abstract
Este artigo trata da importância de se investir na literacia imagética como ferramenta de estímulo ao pensamento crítico e à criatividade, apresentando duas ferramentas-conceito capazes de auxiliar tanto na análise quanto na construção de imagens. É parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em torno de possibilidades de ativação de potências poéticas individuais através da experimentação visual e suas implicações no contexto do ensino de graduação em Design. Nossa premissa é que o investimento simultâneo na literacia visual, no conhecimento da História da Cultura, bem como no exercício de práticas reflexivas que transitem entre o fazer analógico e o digital dentro do ensino-aprendizagem pode contribuir significativamente para o processo de autoconstrução do indivíduo. Para tanto nos apoiamos sobretudo nas reflexões de Villem Flusser, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondía, Michel Serres, Georges Didi-Huberman e Jacques Rancière.Downloads
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Published
2022-09-20
How to Cite
SOBRAL, Julieta Costa; COSTA, Carlos Eduardo Félix da. Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 76–95, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.67958. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/67958. Acesso em: 25 may. 2025.
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