Indigenous Stools in The Museum

Approximations between the exhibition Indigenous Stools of Brazil and The Referential Mark of The Oscar Niemeyer Museum.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90197

Keywords:

Exhibition, Design, indigenous stools, BEĨ Collection, Oscar Niemeyer Museum

Abstract

The exhibition Indigenous Stools of Brazil took place from June 23, 2022 to April 9, 2023, at the Oscar Niemeyer Museum (MON), in Curitiba-PR, and presented indigenous stools belonging to the BEĨ Collection. This work articulates the exhibition's narratives - with a focus on curatorship, the exhibition project and the museum's institutional positioning. Documents from MON and the BEĨ Collection were analyzed, such as the Referential Mark, the Exhibition Policy, the exhibition schedule, the exhibition folder, the exhibition project and photographs. The research, based on bibliography from the fields of design, museology and anthropology, highlights curatorial strategies in the insertion of indigenous material culture into art and design circuits. Through the research, it was observed that the indigenous stools were presented based on the visual regime established in art and design exhibitions, triggering and deactivating the sacred and ritualistic dimensions of the artifacts throughout the assembly.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thabata Janine Buse Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Teoria e História do Design e graduada em design gráfico e produto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Grupo de Pesquisa em Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais (UFPR), do Grupo de Estudos Críticos em Design e Sociedade (UFSC) e do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS-UFPR).

Yasmin Fabris, Universidade Federal do Paraná

Yasmin Fabris é professora no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É doutora em design pela UFPR e em Ciências Sociais pela Universidad de Chile (cotutela), mestra em Tecnologia e Sociedade na linha Mediações e Culturas na Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR) e graduada em design gráfico e produto pela mesma instituição. Atua no Laboratorio de Estudios Interdisciplinarios e Investigación Aplicada: Museos y Museologías en el Chile Contemporáneo. É Pesquisadora do Núcleo de Sociología del Arte y las Prácticas Culturales da Universidad de Chile e do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) e integra o grupo de pesquisa Design e Cultura (UTFPR).

References

BEĨ EDITORA. Como eu vejo – Andes e Nepal. Disponível em: https://www.bei.com.br/livro/como-eu-vejo-andes-e-nepal/81. Acesso em: 22 fev. 2025.

CARMO JOHNSON PROJECTS. Naine: Currículo. Disponível em: https://www.carmojohnsonprojects.com/pt/naine-curriculo. Acesso em: 22 fev. 2025.

CELLARD, A.; POUPART, J.; outros. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 210-213.

CLIFFORD, J. Colecionando arte e cultura. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Cultural, n. 23, p. 69-89, 1994.

CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Periódico

Permanente, n. 6, fev. 2016. Disponível em: https://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/museus-como-zonas-de-contato. Acesso em: 10 abril 2025.

COLEÇÃO BEĨ. Sobre. 2024. Disponível em: https://colecaobei.com.br/sobre. Acesso em: 22 fev. 2025.

FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Viva a diferença: estratégias de agenciamento da cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 9, n. 2, p. 115-137, jul./dez. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17562/12262. Acesso em: 10 abr. 2025.

FOTOGRAFANDO CURITIBA. Bancos Indígenas do Brasil. 2022. Disponível em: https://www.fotografandocuritiba.com.br/2022/09/bancos-indigenas-do-brasil.html. Acesso em: 22 fev. 2025.

GOLDSTEIN, I. S. Arte indígena como conexão. In: PINACOTECA DE SÃO PAULO. Véxoa: Nós Sabemos [Catálogo de exposição]. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2020.

GOLDSTEIN, I. S. Do ‘tempo dos sonhos’ à galeria: arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais. 2012.

Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 2012.

ICOM BRASIL. O Museu Integral-Integrado: que descolonização para os museus da América Latina? Conferência ICOM Chile, 2020. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2081. Acesso em: 22 fev. 2025.

JESUS, N. T. In: PINACOTECA DE SÃO PAULO. Véxoa: Nós Sabemos [Catálogo de exposição]. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2020.

LAGROU, E. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Revista Proa, n. 02, p. 1, 2010.

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SCHOOL OF ARCHITECTURE + PLANNING. Marisa Moreira Salles. People, 2024. Disponível em: https://sap.mit.edu/people/marisa-moreira-salles. Acesso em: 22 fev. 2025.

MEHINAKU, Y. In: SALLES, M. M.; ALVIM, T. (Orgs.). Bancos indígenas do Brasil. São Paulo: Editora BEI, 2022.

MENESES, U. T. B. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico (fim). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 2, n. 1, p. 9-42, 1994.

MON. Política de Exposições. 2022. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/5023c633-927c-4692-a0f9-217baef1ee04_POLITICA_DE_EXPOSICOES2022.pdf. Acesso em: 22 fev. 2025.

MON. Corpo técnico. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre/corpo-tecnico. Acesso em: 22 fev. 2025.

MON. Sobre o MON. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre. Acesso em: 22 fev. 2025.

MON. África: expressões artísticas de um continente. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/africa. Acesso em: 22 fev. 2025.

MON. Ásia: a terra, os homens, os deuses, segunda edição. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/asia2. Acesso em: 22 fev. 2025.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA. Bancos Indígenas: entre a função e o rito. São Paulo: MCB, [s.d.]. Disponível em: https://mcb.org.br/pt/pt/programacao/exposicoes/bancos-indigenas-entre-a-funcao-e-o-rito/. Acesso em: 16 abr. 2025.

PINHEIRO, Thabata. J. B.; FABRIS, Yasmin. Design, arte e função: narrativas em torno da Coleção BEĨ de bancos indígenas brasileiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 15., 2024, Manaus. Anais eletrônicos [...] Manaus, 2024. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/cadernoppgd/article/view/16449. Acesso em : 05 maio 2025.

PRICE, S. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

SALLES, M. M.; ALVIM, T. In: MUSEU OSCAR NIEMEYER. Bancos indígenas do Brasil. Curitiba: MON, 2022. p. 5-10. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/cac145d2-72f9-4d2b-ab13-70add2a69d32_bancosindigenas_pt-br.pdf. Acesso em: 22 fev. 2025.

SOMOS CIDADE. Tomas Alvim fala sobre a participação do laboratório Arq.Futuro do Insper nas discussões de planejamento urbano. 2024. Disponível em: https://somoscidade.com.br/2024/03/tomas-alvim-fala-sobre-a-participacao-do-laboratorio-arq-futuro do-insper-nas-discussoes-de-planejamento-urbano/. Acesso em: 22 fev. 2025.

SIPAD COMUNICA. Bancos indígenas do Brasil | 21° Semana Nacional de Museus. YouTube, 24 maio 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ML-ZCSr5YqE&ab_channel=SIPADComunica. Acesso em: 22 fev. 2025.

TV PARANÁ TURISMO. Exposição Bancos indígenas do Brasil reúne peças de quarenta etnias do Xingu e da Amazônia. YouTube, 14 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hqv08ctbv4Q&ab_channel=TVParan%C3%A1Turismo. Acesso em: 22 fev. 2025.

VELTHEM, Lucia Hussak van. O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 51-66, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2RGj3Et. Acesso em: 22 fev. 2025.

VELTHEM, Lucia Hussak van; KUKAWKA, Katia; JOANNY, Lydie. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 12, n. 3, p. 735-748, set.-dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222017000300004. Acesso em: 22 fev. 2025.

VOSNIKA, J. A. Bancos indígenas brasileiros. Folder da exposição. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2022. p. 2-4. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/cac145d2-72f9-4d2b-ab13-70add2a69d32_bancosindigenas_ptbr.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.

Published

2025-07-10

How to Cite

BUSE PINHEIRO, Thabata Janine; FABRIS, Yasmin. Indigenous Stools in The Museum: Approximations between the exhibition Indigenous Stools of Brazil and The Referential Mark of The Oscar Niemeyer Museum. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.90197. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/90197. Acesso em: 16 jul. 2025.