Indigenous Stools in The Museum
Approximations between the exhibition Indigenous Stools of Brazil and The Referential Mark of The Oscar Niemeyer Museum.
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90197Keywords:
Exhibition, Design, indigenous stools, BEĨ Collection, Oscar Niemeyer MuseumAbstract
The exhibition Indigenous Stools of Brazil took place from June 23, 2022 to April 9, 2023, at the Oscar Niemeyer Museum (MON), in Curitiba-PR, and presented indigenous stools belonging to the BEĨ Collection. This work articulates the exhibition's narratives - with a focus on curatorship, the exhibition project and the museum's institutional positioning. Documents from MON and the BEĨ Collection were analyzed, such as the Referential Mark, the Exhibition Policy, the exhibition schedule, the exhibition folder, the exhibition project and photographs. The research, based on bibliography from the fields of design, museology and anthropology, highlights curatorial strategies in the insertion of indigenous material culture into art and design circuits. Through the research, it was observed that the indigenous stools were presented based on the visual regime established in art and design exhibitions, triggering and deactivating the sacred and ritualistic dimensions of the artifacts throughout the assembly.
Downloads
References
BEĨ EDITORA. Como eu vejo – Andes e Nepal. Disponível em: https://www.bei.com.br/livro/como-eu-vejo-andes-e-nepal/81. Acesso em: 22 fev. 2025.
CARMO JOHNSON PROJECTS. Naine: Currículo. Disponível em: https://www.carmojohnsonprojects.com/pt/naine-curriculo. Acesso em: 22 fev. 2025.
CELLARD, A.; POUPART, J.; outros. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 210-213.
CLIFFORD, J. Colecionando arte e cultura. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Cultural, n. 23, p. 69-89, 1994.
CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Periódico
Permanente, n. 6, fev. 2016. Disponível em: https://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/museus-como-zonas-de-contato. Acesso em: 10 abril 2025.
COLEÇÃO BEĨ. Sobre. 2024. Disponível em: https://colecaobei.com.br/sobre. Acesso em: 22 fev. 2025.
FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Viva a diferença: estratégias de agenciamento da cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 9, n. 2, p. 115-137, jul./dez. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17562/12262. Acesso em: 10 abr. 2025.
FOTOGRAFANDO CURITIBA. Bancos Indígenas do Brasil. 2022. Disponível em: https://www.fotografandocuritiba.com.br/2022/09/bancos-indigenas-do-brasil.html. Acesso em: 22 fev. 2025.
GOLDSTEIN, I. S. Arte indígena como conexão. In: PINACOTECA DE SÃO PAULO. Véxoa: Nós Sabemos [Catálogo de exposição]. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2020.
GOLDSTEIN, I. S. Do ‘tempo dos sonhos’ à galeria: arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais. 2012.
Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 2012.
ICOM BRASIL. O Museu Integral-Integrado: que descolonização para os museus da América Latina? Conferência ICOM Chile, 2020. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2081. Acesso em: 22 fev. 2025.
JESUS, N. T. In: PINACOTECA DE SÃO PAULO. Véxoa: Nós Sabemos [Catálogo de exposição]. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2020.
LAGROU, E. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Revista Proa, n. 02, p. 1, 2010.
MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SCHOOL OF ARCHITECTURE + PLANNING. Marisa Moreira Salles. People, 2024. Disponível em: https://sap.mit.edu/people/marisa-moreira-salles. Acesso em: 22 fev. 2025.
MEHINAKU, Y. In: SALLES, M. M.; ALVIM, T. (Orgs.). Bancos indígenas do Brasil. São Paulo: Editora BEI, 2022.
MENESES, U. T. B. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico (fim). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 2, n. 1, p. 9-42, 1994.
MON. Política de Exposições. 2022. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/5023c633-927c-4692-a0f9-217baef1ee04_POLITICA_DE_EXPOSICOES2022.pdf. Acesso em: 22 fev. 2025.
MON. Corpo técnico. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre/corpo-tecnico. Acesso em: 22 fev. 2025.
MON. Sobre o MON. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre. Acesso em: 22 fev. 2025.
MON. África: expressões artísticas de um continente. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/africa. Acesso em: 22 fev. 2025.
MON. Ásia: a terra, os homens, os deuses, segunda edição. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/asia2. Acesso em: 22 fev. 2025.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA. Bancos Indígenas: entre a função e o rito. São Paulo: MCB, [s.d.]. Disponível em: https://mcb.org.br/pt/pt/programacao/exposicoes/bancos-indigenas-entre-a-funcao-e-o-rito/. Acesso em: 16 abr. 2025.
PINHEIRO, Thabata. J. B.; FABRIS, Yasmin. Design, arte e função: narrativas em torno da Coleção BEĨ de bancos indígenas brasileiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 15., 2024, Manaus. Anais eletrônicos [...] Manaus, 2024. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/cadernoppgd/article/view/16449. Acesso em : 05 maio 2025.
PRICE, S. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
SALLES, M. M.; ALVIM, T. In: MUSEU OSCAR NIEMEYER. Bancos indígenas do Brasil. Curitiba: MON, 2022. p. 5-10. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/cac145d2-72f9-4d2b-ab13-70add2a69d32_bancosindigenas_pt-br.pdf. Acesso em: 22 fev. 2025.
SOMOS CIDADE. Tomas Alvim fala sobre a participação do laboratório Arq.Futuro do Insper nas discussões de planejamento urbano. 2024. Disponível em: https://somoscidade.com.br/2024/03/tomas-alvim-fala-sobre-a-participacao-do-laboratorio-arq-futuro do-insper-nas-discussoes-de-planejamento-urbano/. Acesso em: 22 fev. 2025.
SIPAD COMUNICA. Bancos indígenas do Brasil | 21° Semana Nacional de Museus. YouTube, 24 maio 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ML-ZCSr5YqE&ab_channel=SIPADComunica. Acesso em: 22 fev. 2025.
TV PARANÁ TURISMO. Exposição Bancos indígenas do Brasil reúne peças de quarenta etnias do Xingu e da Amazônia. YouTube, 14 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hqv08ctbv4Q&ab_channel=TVParan%C3%A1Turismo. Acesso em: 22 fev. 2025.
VELTHEM, Lucia Hussak van. O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 51-66, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2RGj3Et. Acesso em: 22 fev. 2025.
VELTHEM, Lucia Hussak van; KUKAWKA, Katia; JOANNY, Lydie. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 12, n. 3, p. 735-748, set.-dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222017000300004. Acesso em: 22 fev. 2025.
VOSNIKA, J. A. Bancos indígenas brasileiros. Folder da exposição. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2022. p. 2-4. Disponível em: https://museuoscarniemeyer.cdn.prismic.io/museuoscarniemeyer/cac145d2-72f9-4d2b-ab13-70add2a69d32_bancosindigenas_ptbr.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Thabata Janine Buse Pinheiro, Yasmin Fabris

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.