Confessional narratives about design degree
the story of two quota students at ESDI/UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.84379Keywords:
Confessional narratives, everyday racism, design and educationAbstract
This article is part of a doctoral thesis. Through confessional narratives, two quota students talk about their first years as design students and the challenges they faced during the course. This research aims to contribute to the debate on how design education is articulated not only by questions of practice and content, but also by students' experiences during their studies.
Downloads
References
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino- Americano:Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
__________. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LEITE, João de Souza. De costas para o Brasil: o ensino de design internacionalista In: MELO, Chico Homem de (Org.). O Design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p.252-283.
MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. pp. 19-51.
PORTELA, I., MENEZES, Y., FRANÇA, D., & CARVALHO, R. A. P. (2022). Sou uma outsider within: uma formação em design Arcos Design. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, Janeiro 2023, pp. 1-19. 18 para além do currículo. Projetica, 13(3), 153–165. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p153
SACRAMENTO, Mônica. Ação afirmativa: o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ), 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Imaíra Portela

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.