Imagens de Luta. Imagens de Resistência
Uma discussão teórica sobre uma exposição de cartazes sobre a ditadura
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87181Palavras-chave:
cartaz, exposição, ditadura civil-militarResumo
A exposição de cartazes “Imagens de Luta, Imagens de Resistência” foi realizada como uma ação do evento “60 anos do golpe: memória, luta e resistência”, promovido pelos Setores de Ciências Jurídicas, de Ciências Humanas e o de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento contou com atividades acadêmicas, artísticas e culturais, realizadas ao longo do primeiro semestre de 2024. A exposição teve por objetivo apresentar uma reflexão sobre as resistências, lutas e memórias dos eventos que marcaram o período da ditadura civil-militar (1964-1985), no Brasil, passados 60 anos de seu encerramento. Nesse texto, temos o propósito de apresentar a exposição, por meio da descrição, problematizar os fundamentos teóricos que deram base para a formulação do argumento e constituíram diretrizes para os cartazes que compuseram a série exposta. Por fim, pretendemos corroborar o argumento de que as exposições são fontes documentais para a reflexão e produção da/para a história do design.
Downloads
Referências
ASSMANN, Jan. Collective Memory and Cultural Identity. IN: New German Critique, N° 65, Cultural History/Cultural Studies. Spring/Summer, 1995. pp. 125-133.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica. Porto Alegre, RS: ZOUK, 2012.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. IN: BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. 2a. Ed; 3a. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 07-20.
CAVALCANTI, Raiza Ribeiro. Imagens dissidentes: a persistência do desejo na construção de imaginários heterodoxos. Fotocronografias, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 12–23, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/135783
CORRÊA, Ronaldo de Oliveira; FONSECA, Ken Flávio; FUKUSHIMA, Kando. Apresentação. Curitiba, 05/03/2024. Texto de Parede disponibilizado na exposição "Imagens de Luta. Imagens de Resistência”.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454
DIDI-HUBERMAN, Georges. O peso dos Tempos. IN: SESCSP. Levantes. São Paulo, 2018. Catálogo de Exposição. pp. 33-46. Disponível em: https://issuu.com/sescpinheiros/docs/levantes_completo_issu
DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes - Exposição. IN: SESCSP. Levantes. São Paulo, 2018(b). Catálogo de Exposição. pp. 47-51 Disponível em: https://issuu.com/sescpinheiros/docs/levantes_completo_issu
FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira; As exposições como fonte histórica para a disciplina de Design: Aproximações para a formulação de um argumento. In: SPINILLO, Carla (org.). Novos Horizontes da Pesquisa em Design: Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR. São Paulo: Blücher, 2022. p. 17-32. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555502312-588/list#undefined
FARIAS, Priscila; BRAGA, Marcos da Costa. O que é memória gráfica? IN: FARIAS, Priscila; BRAGA, Marcos da Costa, (orgs). Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher. 2018. pp. 10-28.
FUKUSHIMA, Kando; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Anistia em imagens: cartazes dos movimentos pela anistia no Brasil. In Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, v. 7 n. 1, jun. 2019. Disponível em:
https://semeiosis.com.br/issues?issue=dBDcK0DPE3uWGDzR33bC&article=CkokR1LS6GdeCJf9OyTG
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naif, 2008.
MOUFFE, Chantal. Por um Modelo Agonístico de Democracia. IN: Revista de Sociologia Política. Curitiba, n°.25. Nov. 2005. pp. 11-23. https://doi.org/10.1590/S0104-44782005000200003
SONTAG, Susan. Pôster: Anúncio, arte, artefato político, mercadoria. IN: BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick. (orgs). Textos Clássicos de Design Gráfico. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. pp. 210-235.
WAILL, Alain. O Design Gráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronaldo de Oliveira Corrêa, Ken Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.