Fernanda Yamamoto e Yuba: reflexões iniciais sobre a coleção Yama (2021-2022)

Autores

  • Marco Takashi Matsuda Universidade Federal do Paraná
  • Ronaldo de Oliveira Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73285

Palavras-chave:

Design, Moda, Identidade, Artefato, Yuba.

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar a relação entre design e cultura material sob uma perspectiva da raça/etnia, a partir da aproximação preliminar do trabalho do atelier Fernanda Yamamoto em sua coleção Yama (2021), realizada em parceria com a comunidade Yuba, apresentada na São Paulo Fashion Week (2021). Com a contextualização do projeto, apresentamos as peças que compuseram o desfile e a exposição homônima no Centro Cultural de São Paulo (2021). Para analisar essa relação dos artefatos com os membros de Yuba, trabalhamos o conceito de identidade em Tomaz Tadeu da Silva (2000), os processo de agenciamento elucidados por Alfred Gell (2016), Els Lagrou (2013), com a intenção em discutir os sentidos que determinados artefatos oriundos de Yuba assumem em seu trajeto comunidade-desfile-exposição, e que relações de memória e esquecimento (BOSI, 1979) estes estabelecem com os membros da comunidade, pensando nas potencialidades que a colaboração entre Fernanda Yamamoto e Yuba nos ajudam a pensar o conceito de identidade yubense articulado às materialidades.

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

MATSUDA, Marco Takashi; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Fernanda Yamamoto e Yuba: reflexões iniciais sobre a coleção Yama (2021-2022). Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 31–52, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73285. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73285. Acesso em: 2 maio. 2025.