Fernanda Yamamoto e Yuba: reflexões iniciais sobre a coleção Yama (2021-2022)
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73285Palavras-chave:
Design, Moda, Identidade, Artefato, Yuba.Resumo
O presente trabalho busca evidenciar a relação entre design e cultura material sob uma perspectiva da raça/etnia, a partir da aproximação preliminar do trabalho do atelier Fernanda Yamamoto em sua coleção Yama (2021), realizada em parceria com a comunidade Yuba, apresentada na São Paulo Fashion Week (2021). Com a contextualização do projeto, apresentamos as peças que compuseram o desfile e a exposição homônima no Centro Cultural de São Paulo (2021). Para analisar essa relação dos artefatos com os membros de Yuba, trabalhamos o conceito de identidade em Tomaz Tadeu da Silva (2000), os processo de agenciamento elucidados por Alfred Gell (2016), Els Lagrou (2013), com a intenção em discutir os sentidos que determinados artefatos oriundos de Yuba assumem em seu trajeto comunidade-desfile-exposição, e que relações de memória e esquecimento (BOSI, 1979) estes estabelecem com os membros da comunidade, pensando nas potencialidades que a colaboração entre Fernanda Yamamoto e Yuba nos ajudam a pensar o conceito de identidade yubense articulado às materialidades.
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