Narrativas confessionais sobre a graduação em design
o relato de dois alunos cotistas na ESDI/UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.84379Palavras-chave:
Narrativas confessionais, racismo cotidiano, design e educaçãoResumo
O presente artigo é recorte de uma tese de doutoramento. Através de narrativas confessionais, dois estudantes cotistas falam sobre seus primeiros anos de graduação em design e os desafios cotidianos enfrentados por eles durante o curso. Esta pesquisa deseja contribuir com o debate sobre como a formação em design não se articula apenas por questões de prática e conteúdo, mas também das experiencias dos alunos durante a graduação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino- Americano:Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
__________. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LEITE, João de Souza. De costas para o Brasil: o ensino de design internacionalista In: MELO, Chico Homem de (Org.). O Design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p.252-283.
MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. pp. 19-51.
PORTELA, I., MENEZES, Y., FRANÇA, D., & CARVALHO, R. A. P. (2022). Sou uma outsider within: uma formação em design Arcos Design. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, Janeiro 2023, pp. 1-19. 18 para além do currículo. Projetica, 13(3), 153–165. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p153
SACRAMENTO, Mônica. Ação afirmativa: o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ), 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Imaíra Portela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.