Narrativas confessionais sobre a graduação em design

o relato de dois alunos cotistas na ESDI/UERJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.84379

Palavras-chave:

Narrativas confessionais, racismo cotidiano, design e educação

Resumo

O presente artigo é recorte de uma tese de doutoramento. Através de narrativas confessionais, dois estudantes cotistas falam sobre seus primeiros anos de graduação em design e os desafios cotidianos enfrentados por eles durante o curso. Esta pesquisa deseja contribuir com o debate sobre como a formação em design não se articula apenas por questões de prática e conteúdo, mas também das experiencias dos alunos durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino- Americano:Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

__________. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, João de Souza. De costas para o Brasil: o ensino de design internacionalista In: MELO, Chico Homem de (Org.). O Design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p.252-283.

MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. pp. 19-51.

PORTELA, I., MENEZES, Y., FRANÇA, D., & CARVALHO, R. A. P. (2022). Sou uma outsider within: uma formação em design Arcos Design. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, Janeiro 2023, pp. 1-19. 18 para além do currículo. Projetica, 13(3), 153–165. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p153

SACRAMENTO, Mônica. Ação afirmativa: o impacto da política de cotas na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ), 2005.

Downloads

Publicado

17-07-2024

Como Citar

PORTELA, Imaíra; CARVALHO, Ricardo Artur P. Narrativas confessionais sobre a graduação em design : o relato de dois alunos cotistas na ESDI/UERJ. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 564–582, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.84379. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/84379. Acesso em: 10 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)