KENTOSHI E O APOCALIPSE ATÔMICO

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Abstract

Conforme o mundo avança em um caminho cada vez mais incontornável na direção de uma crise climática irreversível, vemos popularizarem-se ficções apocalípticas e pós-apocalípticas que se propõem a imaginar as consequências extremadas do antropoceno nas condições de vida do nosso planeta. No entanto, não é a primeira que a ficção experimenta uma intensa produção de obras do gênero. Ao longo do século XX, sobretudo após o ataque de Hiroshima e Nagazaki, produzimos por décadas uma ficção apocalíptica dedicada a pensar a recém-descoberta capacidade do homem de aniquilar o planeta de forma mais rápida e fulminante: por meio das bombas atômicas. Enquanto o fim da Guerra Fria levou a um progressivo abandono dessa temática na ficção, o trágico acidente de Fukushima, ao menos localmente, trouxe à superfície certos traumas nacionais que encontraram novamente na ficção uma forma de refletir sobre os horrores do apocalipse nuclear. Uma dessas obras é o romance Kentoshi (献灯使), de Yoko Tawada, publicado em 2014 e, posteriormente traduzido para o inglês como The Last Children of Tokyo, ainda sem edição em português. Pretendemos, assim, colocar em diálogo o romance de Tawada com a tradição dos apocalipses atômicos, analisando os caminhos que a autora escolheu para retomar a reflexão sobre esse tema na cultura japonesa.

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Zitationsvorschlag
SASSE, Pedro. KENTOSHI E O APOCALIPSE ATÔMICO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 24, n. 24, 2024. DOI: 10.12957/abusoes.2024.81597. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/81597. Acesso em: 1 mai. 2025.
Rubrik
A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno
Autor/innen-Biografie

Pedro Sasse, UFF

Pedro Sasse faz estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense. É doutor em Estudos de Literatura (UFF, 2019) e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ, 2016). Pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa (CNPQ): “Estudos do Gótico”, “Interferências: Literatura e Ciência” e “Escritos Suspeitos”. Organizador de Distopia e monstruosidade (Dialogarts, 2020). Pesquisas centradas em terror, narrativas criminais e ficção distópica e pós-apocalíptica.