CONTOS DO LOOP E A RESISTÊNCIA À DISTOPIA CONTEMPORÂNEA

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Produções recentes como as séries Black Mirror (Netflix), Eletric Dreams (Amazon Prime) e Years and Years (BBC One) vêm alimentando o imaginário contemporâneo com visões distópicas da sociedade, nas quais ganham relevo discussões sobre a alienação, reificação, controle e vigilância potencializados pela tecnologia. Na contramão dessa forte tendência da ficção científica contemporânea, surge Contos do Loop, taxada pela mídia de anti-Black Mirror por sua abordagem humanizada, sensível e majoritariamente otimista da relação entre o homem e a tecnologia. Outro aspecto importante que opõe essa série a seus pares é a escolha da época em que se passa a narrativa: não no futuro, mas no passado, sendo, assim, um representante contemporâneo da vertente da ficção científica conhecida como retrofuturismo. Através de uma análise tanto da série quanto do livro que lhe serve de inspiração, Ur Varselklotet, de Simon Stålenhag, pretendemos mostrar como o retrofuturismo surge do mesmo contexto de crise que alimenta o imaginário distópico, projetando num passado nostálgico – mas crítico – visões de futuro que não mais encontram paridade com as expectativas contemporâneas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sasse, P., & Bomfim, J. (2021). CONTOS DO LOOP E A RESISTÊNCIA À DISTOPIA CONTEMPORÂNEA. Abusões, 16(16). https://doi.org/10.12957/abusoes.2021.56167
Seção
Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings
Biografia do Autor

Pedro Sasse, UFF

Pedro Sasse faz estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense. É doutor em Estudos de Literatura (UFF, 2019) e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ, 2016). Pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa (CNPQ): “Estudos do Gótico”, “Interferências: Literatura e Ciência” e “Escritos Suspeitos”. Organizador de Distopia e monstruosidade (Dialogarts, 2020). Pesquisas centradas em terror, narrativas criminais e ficção distópica e pós-apocalíptica.

Julliana Bomfim

Obteve o título de mestre em Ciência, Tecnologia e Educação em 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Obteve o título de de licenciada em Física no ano de 2015 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência com ensino e pesquisa, atuando principalmente com História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência.